terça-feira, 30 de junho de 2020

Personal Trainer não prescreve suplementação



Profissional de Educação Física não pode prescrever dietas para os seus alunos. Mas é  necessária que tenha uma base de informações sobre o assunto, para saber quais substratos energéticos, são  utilizados em determinadas atividades. Sobre suplementos energéticos pode-se dizer que o consumo de proteínas deve ser através de uma dieta normal e variada, sendo a suplementação uma opção prática e segura de adequar sua ingestão de boa qualidade e a biodisponibilidade de aminoácidos, para as demandas aumentadas de um atleta em treinamento e competição. É  importante saber que uma dieta com baixas quantias de proteínas (hipoproteicas) não são comuns em indivíduos saudáveis e que possuem acesso aos alimentos, porém se houver a ocorrência podem -se ter as seguintes consequências: Edema, Fragilidade do cabelo,  pigmentação reduzida no couro cabeludo e outras partes do corpo, perda de peso, foi do músculo,  má cicatrização de feridas, depressão,  ansiedade, distúrbio de sono, alteração de humor, dor de cabeça,  náusea,  dor abdominal  e desmaios. É  necessário se atentar também aos excessos de proteínas (hiperproteica) que pode causar sérios problemas ao organismo, sendo eles: problemas renais, osteoporose, doença da vesícula biliar, hipercolesterolemia, desidratação,  corpos cetônicos e gota, doença inflamatória também chamada de reumatismo nos pés.(Andrieli Botton, UNOPAR, 2017). Nunca se esqueça de consultar um profissional da área de nutrição antes de consumir suplementos.

sábado, 27 de junho de 2020

Benefícios do aquecimento.



Apesar de não haver um uma comprovação científica da eficácia ou malefício do alongamento antes das exercícios físicos, uma coisa é certa, o aquecimento é  indispensável para se iniciar os exercícios físicos. O aquecimento, ativa os sistemas do nosso organismo, para prepara-lo para as cargas de treinamento. 

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Biomecânica:Pressão



Hoje vamos falar sobre pressão na biomecânica.
A pressão é a quantidade de força que age sobre uma determinada área. 
Um exemplo é o "joelho no abdômen" utilizado no Jiu-jitsu. Quem executa  pode ter menos peso de quem está sendo submetido à  pressão,  mas o fato do executor estar somente com o peso sustentado sobre o joelho, e um dos pés com a região plantar totalmente apoiada no solo, faz com que o pressão seja maior. Assim, para corpos com o mesmo peso ou menos como é o caso do exemplo, quanto menor for a área  de contato com o outro corpo, maior será  a pressão sobre um corpo. A resposta sempre dependerá  da força (peso), dividido pela área  de contato (joelho). 
📸: UFPR

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Planejamento do Treinamento



Fortaleza (2000) considera que a planificação do treinamento desportivo é  a organização de tudo o que acontece nas etapas de preparação do atleta, é  então o sistema que inter-relaciona os momentos de preparação e competição.  Nessa definição deixa aberto o problema atual da planificação para o rendimento esportivo. 
Estrutura e planificação  são dois termos inseparáveis no processo de preparação desportiva, mas são  diferentes.
A estrutura é  organização que adotará o período de tempo tanto de treinamento como de competições. 
A planificação é  a integração do processo de obtenção do rendimento (Farto, 2002)
"Uma perfeita estruturação do treinamento garante não só  a obtenção se resultados no âmbito mundial, se não, ademais, procura assegurar a longevidade esportiva se nossos atletas..." (Fortaleza, 1999, p.3).